Na data em que os cariocas celebram os 459 anos da Cidade Maravilhosa, o Cacique de Ramos sediará a 1ª Festa Literária da instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Memória da agremiação. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, 1º de março. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
Cerca de 1500 alunos terão a oportunidade de participar do evento, que contará com mais de 35 atividades, incluindo oficinas, rodas de debate e encontros com autores. Pela segunda vez, o horário e a programação da Festa Literária do Cacique de Ramos foram adequados para receber também alunos do Projeto de Jovens e Adultos. Todos os alunos da Rede Municipal de Educação presentes receberão um livro adequado à sua faixa etária.
A curadoria geral foi realizada pela própria Secretaria Municipal de Educação e abordará temas cruciais para a formação de cidadãos críticos, como identidade, pertencimento, equidade de gênero e raça. Autores renomados, educadores e artistas locais compartilharão suas perspectivas e experiências, destacando como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da diversidade e no estímulo à reflexão crítica.
“Estamos comprometidos em promover uma educação que vá além das salas de aula, que abrace a cultura, a diversidade e o pensamento crítico. A 1ª Festa Literária do Cacique de Ramos é um reflexo desse compromisso, um espaço onde a literatura se torna uma ferramenta poderosa para a transformação social e o enriquecimento pessoal de nossos alunos e de toda a comunidade”, afirma o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Mais de 15 editoras estarão presentes como expositores, além de um espaço reservado para autores independentes.
Além da abrangente programação da SME, o evento reafirma o compromisso da instituição, liderada por Bira Presidente, com a cultura e a educação, indo além da música. Sob curadoria de Walter Pereira Jr, historiador e coordenador do Centro de Memória do Cacique de Ramos, e Cleber Gonçalves, professor e integrante do Centro de Memória, a inserção do elenco caciqueano inclui:
Oficina percussiva com Mestre Xula para os alunos do ensino fundamental.
Exposição de ilustrações com o artista plástico André Cezari, que também é carnavalesco do bloco.
Visita guiada pela quadra do Cacique de Ramos com integrantes do Centro de Memória.
Roda de Conversa – A força feminina nos ramos do Cacique, onde atuarão Nayra Cezari, diretora de comunicação, e Cássia Anastácia, Rainha do Cacique.
Cordelaria carioca: samba e cordel no Rio de Janeiro, com Victor Lobisomem.
"A importância da FliCacique é registrar de maneira escrita a nossa ancestralidade que é, na grande maioria das vezes, falada, como no partido-alto, para que cada vez mais pessoas possam se valer da dádiva que é a vida no quilombo da tamarineira", disse Cleber Gonçalves.
"O Cacique de Ramos é uma instituição, território e identidade cultural, um lugar de circulação de saberes, que está sempre de mãos dadas com a educação. É uma satisfação ver esse local sendo ocupado com atividades que promovem a difusão da nossa cultura", afirmou Walter Pereira.
A Festa Literária do Cacique de Ramos promove a valorização do potencial pedagógico de todas as práticas leitoras, reconhecendo que cada leitor contribui de maneira única para o diálogo cultural. Destacando-se como um espaço inclusivo, o evento celebra e respeita todas as formas de expressão literária.
A Festa Literária do Cacique de Ramos faz parte do Circuito de Festas Literárias promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe de Projetos Estratégicos/SUBAIR, que este ano deve promover ainda outras 7 festas literárias pela cidade.
Serviço: 1ª Festa Literária do Cacique de Ramos
Data: 1º de março de 2024
Local: Cacique de Ramos.
Endereço: Uranos, 1326, Olaria, RJ.
Horário: 10h às 20h
Entrada gratuita. Adequado a todos os públicos.
Opmerkingen