Uma trajetória de 35 anos no samba
O renomado sambista Adãozinho do Banjo, natural do Morro da Conceição, no bairro Partenon em Porto Alegre, apresenta ao mundo o seu primeiro álbum solo, intitulado "Prá Lutar e Vencer". Com uma carreira de 35 anos dedicada ao samba, o gigante gaúcho, não apenas na estatura imponente de 1,95m, mas também no talento musical que corre em suas veias, celebra a realização de um sonho.
O álbum é uma homenagem ao legado de seu saudoso pai, o Sr. Adão Risada, um músico de primeira linha, que acompanhou nomes ilustres como Lupicínio Rodrigues, marcando assim a genética infalível do samba na família Coelho.
"Prá Lutar e Vencer" chega às plataformas digitais repleto de sambas que exaltam a riqueza e a autenticidade da arte do sambista. Gravado na Cia dos Técnicos, no Rio de Janeiro, o álbum foi produzido pelo conhecido historiador, percussionista, compositor e produtor musical, Lula Matos, integrante do grupo Galocantô. Entre os compositores, destacam-se nomes consagrados como Mauro Diniz e Adilson Bispo, além da nova geração do samba representada por talentos como Marcelo Amaro, Douglas Sampa, Renato da Rocinha, e outros.
Desde o seu lançamento, o álbum já figura em playlists de sucesso no Spotify, como os Batuqueiros, e promete abrir novos horizontes na carreira do artista. Os fãs podem também desfrutar das músicas no Deezer, Amazon Music, Youtube Music e Tidal.
E para os admiradores ansiosos por mais, Adãozinho preparou uma surpresa especial. Durante sua temporada no Rio de Janeiro, o sambista gravou dois emocionantes videoclipes para as músicas "Prá Lutar e Vencer" e "Maria Rosália". O material audiovisual destas obras em breve estará disponível para todos os apaixonados pelo samba.
Versos que ecoam a alma do sambista
"Trago em meu coração / Meu Orixá / Todo o amor de Ogum / Onire / Pra lutar e vencer / Agora, Xoroke / Ogum ieé..." - "Prá Lutar e Vencer" (Marcelo Amaro e Leandro Matos)
No álbum, encontramos trechos de sambas que refletem a profundidade e a sensibilidade de Adãozinho do Banjo:
"Tantos sonhos mil desejos / Ainda sinto o sabor do seu beijo / Amor era assim com tantas emoções / Transbordando em nossos corações / E a gente era tão feliz / Pena que o sonho se acabou / Foi por um triz / pois o destino não quis..." - ["Tantos Sonhos"](https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7oLga5ILay7hyFmpXqOTmu) (Douglas Sampa e Mauro Diniz)
"É preciso ouvir a voz / Da massa / Que ecoa por todo o país / É preciso um pandeiro e raça / Paixão e graça / Sambar feliz..." - ["Pandeiro e Raça"] (https://open.spotify.com/intl-pt/track/4zM6msz1nXWOh5nicOZF5K) (Lula Matos, Renato da Rocinha, Paulo Henrique Mocidade)
"O Samba pra mim / É tudo de bom / A escolha que eu fiz / é meu ar é meu som / Reconheço sim / o seu valor / pois sambando sou feliz, / ele ameniza a dor / O samba é coisa da gente, / O samba é a nossa missão / O samba é cultura de um povo..." - ["O Samba É Tudo de Bom"](https://open.spotify.com/intl-pt/album/4SqhQ1RN42TfeIpWnESXfL) (Adilson Bispo e Capri)
Agradeço aos céus / Por enviar você prá mim / Doce e bem fiel / Em lua de mel / Eu sou feliz... - ["Agradeço aos Céus"] (https://open.spotify.com/intl-pt/album/0GxNCQzve0lwioKj5Gawn1) (Júnior Dom, Lula Matos, Leandro Matos)
"Quando um bamba se vai / Entristece o alvorecer / A folha cai pro novo alvorecer / Um bom malando é de viver / Num canto vivo de saudade / A lira não irá desvanecer / Quando o poeta é de verdade / Um bom malandro é de viver / Num canto vivo de saudade / A lira não irá desvanecer..." - ["Quando o Poeta É de Verdade"] (https://open.spotify.com/intl-pt/album/7q0vnikcJz2IsbvVRxKs8t) (Leandro Matos, Didi Pinheiro)
Uma vida dedicada ao samba
Adãozinho do Banjo, nome artístico de Adão Ladimir Paula Coelho, é um músico e compositor exímio. Além de sua voz marcante, ele demonstra maestria ao tocar banjo, violão de 7 cordas e cavaquinho. Desde os 14 anos, acompanhava seu pai em apresentações em casas noturnas icônicas de Porto Alegre, como Chão de Estrelas, Star Club e Las Vegas.
Em 1990, fundou o grupo Prata da Casa, sempre exaltando o samba de raiz. Com shows em renomadas casas de espetáculos da capital gaúcha, como Adelaides Bar, Canecão de Ouro e Evolução, Adãozinho conquistou seu espaço no cenário musical.
Além de integrar diversas escolas de samba como as passagens pela Samba Puro e União da Vila IAPI, o sambista recebeu reconhecimento como o melhor em Harmonia Musical na Imperadores do Samba. Acompanhou grandes nomes da música como Almir Guineto, Aroldo Melodia e Reinaldo. Além do grupo Só Preto Sem Preconceito em suas apresentações em POA.
"Prá Lutar e Vencer": O álbum
O Rio Grande do Sul, berço de nomes como Lupicínio Rodrigues e Tulio Piva, continua a vibrar com o samba nas novas gerações. Adaozinho do Banjo, um dos expoentes dessa rica tradição musical, lançou o CD "Pra lutar e vencer", gravado no Estúdio Companhia dos Técnicos, no Rio de Janeiro. Com 14 músicas, foi produzido por Lula Matos, do Grupo O Galocantô, tem composições de músicos como Marcelo Amaro, Lula Matos, Mauro Diniz, Adilson Bispo, Clarck Almeida e participações especiais de Douglas Sampa, Grupo Nossa Raiz da Rocinha e Renato da Rocinha.
Faixas - "Prá Lutar e Vencer":
1. Pra Lutar e Vencer (Marcelo Amaro e Leandro Matos)
2. Agradeço aos Céus (Lula Matos, Leandro Matos e Júnior Dom)
3. Tantos Sonhos - com participação de Douglas Sampa (Douglas Sampa e Mauro Diniz)
4. Sentimento Além do Tempo (Júnior Dom)
5. Maria Rosália (Lula Matos, Gilmar e Luiz Henrique "Paulista")
6. Olha o Partido - com participação do grupo Nossa Raiz da Rocinha (Lula Matos, Felipe Bragança e Daniel Tatit)
7. Canção pra Você (Felipe Bragança e Rafael Rodrigues)
8. Se Você Quiser (Jorge Sargento, Edu e Sandro Simões)
9. O Samba É Tudo de Bom (Adilson Bispo e Capri)
Adãozinho do Banjo demonstra não apenas um profundo respeito pela tradição do samba, mas também a habilidade de inovar e enriquecer esse gênero tão amado. "Prá Lutar e Vencer" é mais do que um álbum, é um testemunho da paixão e dedicação de um artista à sua música e ao seu povo.
Para mais informações e para ouvir o álbum, visite o perfil de Adãozinho do Banjo no Spotify (https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7oLga5ILay7hyFmpXqOTmu
Comments